Guia de Implementação da SES GO - CORE
0.0.1 - draft
Guia de Implementação da SES GO - CORE - Local Development build (v0.0.1) built by the FHIR (HL7® FHIR® Standard) Build Tools. See the Directory of published versions
Official URL: https://fhir.saude.go.gov.br/r4/core/ImplementationGuide/br.go.ses.core | Version: 0.0.1 | |||
Draft as of 2025-03-20 | Computable Name: SESGOCORE |
Este guia, juntamente com os perfis da SES-GO, tornou-se a base para os guias de implementação do FHIR no âmbito de Goiás. Esta versão reflete as mudanças nos Dados para Interoperabilidade da SES-GO e os comentários e solicitações da comunidade FHIR da SES-GO. A SES-GO tem se beneficiado dos testes e orientações da Equipe de Gerência e Inovação. Todo o trabalho e esforço contínuo tem colaborado para a documentação do design do Perfil SES-GO, interações, requisitos e diretrizes para acesso aos dados do paciente e demais dados inerentes. Sob a orientação da HL7 e da UFG, o conteúdo se expandirá nas próximas versões para atender às necessidades específicas da SES-GO.
Este Guia de Implementação é baseado na Versão R4 do FHIR. Ele define as restrições mínimas nos recursos FHIR para criação dos Perfis. Os elementos, extensões, vocabulários e conjuntos de valores DEVEM estar presentes e documentados, bem como suas definições, casos de uso e como são utilizados. Também documenta as interações mínimas do FHIR RESTful para cada Perfil SES-GO, a fim de acessar dados referentes aos dados da saúde. Este guia estabelece a "base" dos padrões para promover interoperabilidade e adoção por meio de implementação comum, além de promover uma evolução adicional dos padrões para casos de uso específicos. Existem dois cenários diferentes de utilizar o Guia de Implementação da SES-GO:
Apoio Apenas a Perfis: Sistemas serão desenvolvidos utilizando perfis e artefatos da SES-GO para representar informações clínicas.
Apoio a Perfis + Interações: Sistemas serão desenvolvidos, utilizando tanto a estrutura de conteúdo dos Perfis e artefatos quanto as interações RESTful definidas para um recurso específico.
Os requisitos do SES-GO Core foram originalmente desenvolvidos, votados e publicados como parte do projteo FHIR de Interoperabilidade da Saúde no estado de Goiás; patrocinado pela Secretaria da Saúde do Estado de Goiás (SES-GO) e apoiado pela CGIS UFG. O Guia de Implementação documentou segurança e autorização, além da consulta ao Conjunto de Dados Clínicos Comuns de documentos estáticos do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como os principais formulários e objetos da atenção primária à saúde (APS). O SES-GO Core derivou diretamente do FHIR e, eventualmente, o FHIR R4 e o Conjunto de Dados para Interoperabilidade no Estado de Goiás.
Para integrar isso ao Guia de Implementação da SES-GO, precisaremos contextualizar como esses antecedentes influenciaram a estrutura e as diretrizes de implementação do SES-GO no âmbito do FHIR.
Cidadão Identificado - consolida os dados essenciais para caracterizar de forma única o(a) cidadão(ã) no contexto administrativo da SES-GO. Esse modelo integra as informações primárias já presentes nos sistemas do SUS, garantindo registros completos, consistentes e inequívocos.
Acompanhamento da Gestante no Pré-natal - é composto pelos elementos envolvidos no acompanhamento da gestação. Destina-se a instrumentalizar a gestão com dados concisos, gerados a partir do acompanhamento da gestante, facilitando a tomada de decisão para melhoria da assistência clínica. É utilizado para acompanhar o itinerário da gestante no pré-natal, a partir dos registros existentes em banco de dados da Secretaria do Estado de Saúde de Goiás (SES-GO). O sumário será composto por dados ao longo do ciclo de vida da gestação, seguindo a lógica da Caderneta da Gestante.
Acesso a Exames com Imagens e/ou Laudos - permite o acesso seguro e controlado a laudos e imagens de exames armazenados no PACS, padronizando o acesso independentemente do local do exame, integrando dados entre diversas unidades de saúde e facilitando a continuidade do cuidado por meio do acesso por profissionais autorizados e pelo aplicativo "Meu PEP", sem incluir exames de análises clínicas ou a edição de laudos já existentes.
Resultado de Exame Laboratorial Simples - tem como objetivo a padronização dos dados relacionados aos resultados de exames diagnósticos realizados em laboratórios de análises clínicas, especificamente para exames que geram um único valor de resultado, seja ele qualitativo ou quantitativo. Exemplos incluem a dosagem de glicose sérica, que gera um valor quantitativo, e o teste de dengue, que produz um valor qualitativo, dentre outros. Essa padronização facilita a troca de informações entre o Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás (LACEN-GO), laboratórios privados e a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) por meio do HubSaúde.
Resultado de Exame Laboratorial Composto (RELc) - tem como objetivo a padronização dos dados relacionados aos resultados de exames diagnósticos compostos, realizados em laboratórios de análises clínicas.
Ficha de Qualificação de Indicador de Saúde - padroniza as informações necessárias para compor uma Ficha de Qualificação de Indicadores em Saúde, documento técnico utilizado para estruturar e descrever, em detalhes, indicadores de saúde. Esta ficha contém informações essenciais sobre o indicador, bem como sua definição, finalidade, metodologia de cálculo, fontes de dados, periodicidade de coleta e análise de viabilidade, entre outros. O objetivo é garantir que os indicadores sejam compreendidos de maneira uniforme e possam ser replicados em diferentes contextos para serem utilizados para monitorar, avaliar e apoiar a tomada de decisões nas políticas públicas e na gestão em saúde.
Registro de ocorrência por excursão de temperatura de imunobiológicos - padroniza a ficha de ocorrência para excursão de temperatura de vacinas, soros hiperimunes e diluentes no SUS de Goiás, consolidando informações sobre condições de armazenamento e desvios que possam comprometer a eficácia e segurança dos imunobiológicos, e integrando esses dados com a Plataforma REDCap®
Medicamentos - contempla as informações sobre cada medicamento registrado nos diversos Sistemas da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás - SES/GO. Dentro da SES, existem Gerências distintas que controlam diferentes tipos de medicamentos, sendo eles: Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF), Medicamentos do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) e Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).
Registro da dispensação de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) no Estado de Goiás - é um registro das informações sobre a dispensação de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de Goiás. O registro acontece no Sistema de Dispensação de Medicamentos (SDME) dos itens dispensados pelo Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (CEMAC JB).
Registro da entrada de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) - registra as informações sobre a entrada de medicamentos no estoque do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (CEMAC JB). Essas informações relativas ao estoque de medicamentos são repassadas mensalmente à Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (BNAFAR).
Registro da Saída de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) - registra as informações sobre a saída de medicamentos no estoque do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (CEMAC JB). Essas informações relativas ao estoque de medicamentos são repassadas mensalmente à Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (BNAFAR).
Registro da Posição de Estoque dos Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) - registra as informações sobre a posição de estoque dos medicamentos do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (CEMAC JB). Essas informações relativas ao estoque de medicamentos são repassadas mensalmente à Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (BNAFAR).