Guia de Implementação da SES GO - CORE
0.0.1 - draft
Guia de Implementação da SES GO - CORE - Local Development build (v0.0.1) built by the FHIR (HL7® FHIR® Standard) Build Tools. See the Directory of published versions
Acesso a Exames com Imagens e/ou Laudos
O presente caso de uso tem como objetivo implementar, no datalake da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), uma solução interoperável baseada no padrão FHIR (Fast Healthcare Interoperability Resources) para permitir o acesso controlado e seguro a laudos ou imagens de exames disponíveis no Sistema para Arquivamento e Distribuição de Imagens (Picture Archiving and Communication System [PACS]).
Essa padronização visa a atender tanto profissionais de saúde quanto cidadãos(ãs), que não possuem acesso direto ao PACS, garantindo o acesso remoto a arquivos DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine) e laudos, facilitando a continuidade do cuidado e reduzindo custos e redundâncias no sistema de saúde.
Este caso de uso busca:
Todos os exames com resultados disponíveis no PACS são alvo desse caso de uso. Esse escopo visa potencializar a eficiência na gestão dos dados de exames e será essencial para padronizar, centralizar e garantir o acesso aos dados, contribuindo para um sistema de saúde mais integrado e ágil no Estado de Goiás.
No processo, o paciente realiza o exame e o laudo é gerado, seguindo um modelo padrão de uma interpretação especializada incluindo identificação do(a) paciente, metodologia, resultados, conclusão e assinatura digital de um profissional habilitado. Os laudos são enviados de forma segura para a SES-GO. Eles ficam acessíveis a estabelecimentos e aos(às) profissionais de saúde autorizados(as), permitindo a continuidade do cuidado e evitando a duplicidade de exames.
A SES-GO utiliza os dados agregados para monitorar a saúde pública e planejar políticas. O sistema PACS está conectado com a solução de big data corporativa da SES-GO, implantada e em pleno funcionamento para tratamento e utilização destes volumes de dados/informações integradas, para permitir tomada de decisões na área de saúde baseada em evidências, assegurando uma governança corporativa eficaz.
O sistema oferece eficiência, segurança, interoperabilidade e conformidade legal, ao mesmo tempo que promove a confiança na qualidade dos exames com imagens e/ou laudos. Assim, temos um fluxo exemplar:
Este modelo aprimora a gestão de informações em saúde, beneficiando pacientes, profissionais e o sistema de saúde como um todo. Assim, a solução de Sistema PACS implementada serve de armazenamento e, com essa padronização, permitirá a integração dos dados entre as Unidades de Saúde e disponibilização dos exames com imagens e/ou laudos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) via aplicativo Meu PEP.
Este caso de uso limita-se ao apontamento de exames que emitem laudos e/ou imagens diagnósticas, sendo que os laudos devem estar em arquivos não editáveis e as imagens em formato DICOM.
Não faz parte do escopo deste caso de uso o apontamento de laudos e imagens referentes a exames de análises clínicas.
Não faz parte do escopo deste caso de uso o registro da interpretação clínica dos exames ou o registro de laudos e imagens de novos exames realizados. O foco é no apontamento de laudos e exames com imagens já submetidas ao sistema PACS.
Este caso de uso não contempla a edição ou atualização de laudos existentes. O acesso aos dados será restrito a profissionais autorizados e cidadãos(ãs) cadastrados(as) por meio de ferramentas validadas, como o aplicativo Meu PEP.