Guia de Implementação da SES GO - CORE
0.0.1 - draft Brazil flag

Guia de Implementação da SES GO - CORE - Local Development build (v0.0.1) built by the FHIR (HL7® FHIR® Standard) Build Tools. See the Directory of published versions

Acompanhamento Gestante

Acompanhamento da Gestante no Pré-natal

O referido caso de uso é um sumário das informações de acompanhamento da gestante no pré-natal.

Escopo e uso

O Modelo de Informação (MI) é composto pelos elementos envolvidos no acompanhamento da gestação. Destina-se a instrumentalizar a gestão com dados concisos, gerados a partir do acompanhamento da gestante, facilitando a tomada de decisão para melhoria da assistência clínica. É utilizado para acompanhar o itinerário da gestante no pré-natal, a partir dos registros existentes em banco de dados da Secretaria do Estado de Saúde de Goiás (SES-GO). O sumário será composto por dados ao longo do ciclo de vida da gestação, seguindo a lógica da Caderneta da Gestante. O objetivo deste MI, portanto, é padronizar os dados de acompanhamento de qualquer assistência à mulher durante a gestação no datalake da SES-GO, em formato FHIR, visando a sua futura utilização para interoperabilidade, com foco principal no compartilhamento do histórico clínico das gestações. Este MI tratará dados assistenciais que permitirão a visualização e o compartilhamento do histórico clínico das gestações durante a assistência. Caso seja de interesse da SES-GO, o compartilhamento de dados administrativos só será possível com o uso secundário deste mesmo MI. Por uso secundário entenda-se a possibilidade de, a partir dos dados, realizar análises clínicas, tomada de decisões, dentre outras ações do ponto de vista de gestão em saúde.

Cenário de uso

Produção de uma linha do tempo para a assistência à mulher durante a gestação. Dados em saúde, pertinentes ao acompanhamento clínico do pré-natal, e dispersos em várias bases de dados existentes, serão recuperados com a finalidade de alimentar uma linha do tempo com a história de cada gravidez. A história será contada por eventos relevantes. Cada evento harmoniza, em conformidade com o padrão FHIR, os dados reunidos das várias bases. Convém destacar que os dados têm como origem sistemas existentes, e serão consumidos por um "adaptador" (software a ser desenvolvido) que os converterá em eventos registrados conforme o padrão FHIR. O presente documento define o modelo de informação de cada evento.

Limitações e relacionamentos

O caso de uso não contempla o registro imediato do acompanhamento clínico do pré-natal, nem o registro de eventuais intercorrências ocorridas com a gestante, limitando-se apenas às consultas de acompanhamento pré-natal. Adicionalmente, considera-se a impossibilidade da sumarização das informações de condições pregressas da gestante como limitação deste caso de uso.

  • Este caso de uso reunirá dados de diversas origens do Estado de Goiás, incluindo:
  • Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc): a partir de 1994;
  • e-SUS APS: a partir de 2019;
  • Sistema de Gestão Hospitalar (SGH) de Prontuário Eletrônico do Paciente (MV PEP): a partir de 2020;
  • Sistema do Instituto de Diagnóstico e Prevenção da APAE de Goiânia: a partir de julho de 2018 apenas os Exames laboratoriais referentes aos Teste da Mamãe.
  • Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) - Imunização.

Recursos

Perfis